Dicas Unhas - Cuidados

Manicure/Pedicure Vs Podologia

15:43Fafi - Beleza Sem Enrolação

Boa tarde lindezas, parece que essa chuva veio mandada pelo Serginho Malandro né? Rááááá pegadinha do malandro!! Kkkkk
Bom hoje vou falar sobre um assunto muito importante na minha profissão, e muitoo importante para quem utiliza desses serviços... Manicure/Pedicure Vs Podologia...

Muitas ainda não sabem qual a diferenta entre essas duas profissões, e acabam por ter problemas graves nas unhas por ir no lugar errado. Bom, falando da minha área primeiro!

Manicure/Pedicure

Cuidamos do embelezamento das mãos e dos pés

O tratamento com a manicure/pedicure, é mais simples, mas não menos importante! Oque fazemos? Tiramos as cutículas, cortamos(quando necessário) as unhas. limpamos, esmaltamos, decoramos, fazemos aquela massagem deliciosa, no caso dos pés damos uma lixadinha de leve para retirar as peles mortas. Uma boa manicure que procura sempre aumentar seu conhecimento, vai saber se você tem algum problema nos pés ou nas mãos e irá te encaminhar a uma podóloga, além de tambem usar tudo descartável, trabalhar em um lugar limpo e cuidar muito bem da higiene dos seus materiais (alicates, espátulas e palitos de aço) Temos que ter o cuidado e não é falta de educação você perguntar a sua manicure como ela cuida dos materiais dela, e ao fim da sua sessão certifique-se que ela descartou todos os itens que usou com você (os descartáveis: luvas, máscaras, toalhas de tnt, lixas, palitos de madeira) Hoje em dia as famosas bacias de agua estão entrando em extinção, tem gente que adora colocar os pés na agua morninha, e se perguntam o porque de se acabar com isso? A agua morna é um excelente lugar para proliferação de bactérias e fungos eles amam esses lugares quentinhos (por isso a maioria das micoses ocorrem nos pés) Em muitos salões XIQUES de São paulo a bacia de agua nao existe mais, hoje usamos luvas descartáveis com emulsão amolecedora de cuticulas e hidratante! As manicures/pedicures não precisam ter curso técnico, mas é sempre bom ir em uma que tenha feito pelo menos um curso, uma boa manicure jamais vai aceitar dar uma "cutucadinha" na sua unha encravada, não pense que é porque ela é inexperiente, muito pelo contrário, ela tem experiência o suficiente para saber que não deve mexer em unha encravada ou com qualquer outro tipo de patologia. Salvo se a sua manicure/pedicure tiver especialização em podologia.
Nossos instrumentos de trabalho são: alicates de cuticula, espatulas simples, itens descartáveis, pinceis decorativos adesivos, esmaltes, esmalte e mais esmaltes!

Podologia:

O cuidado específico
A podóloga, precisa ter um curso técnico para poder cuidar das patologias das unhas ela passa por um longo aprendizado, de anatomia das unhas entre outros que não conheço direito. Mas é tipo uma faculdade! É um trabalho muito sério e cuidadoso, ela tem autonomia suficiente para fazer procedimentos que exigem um cuidado típico de uma pequena cirurgia. Tanto que a primeira vez que você entra em um consultório (sim consultório) de podologia vc pode se sentir no consultório do seu dentista! Ela sim, vai saber exatamente o que fazer com a sua unha encravada, como retirar calosidades e verrugas, olho de peixe, cuidar direitinho da micose que você possa ter no pé ou mão e se for o caso te encaminhar a um especialista médico.
A instrumentação da podóloga e muito diferente da nossa (manicure e pedicure) alicates específicos para cada situação, espátulas das mais diversas possiveis, bisturis, e muito mais coisas. O tratamento com uma podóloga as vezes pode ser muito longo, dependendo do problema que a sua unha apresente, e é como qualquer outro tratamento médico, tem que seguir a risca, tipo a manutenção de aparelho ortodontico, se você começa e não termina, não vai curar! A podóloga trabalha em conjunto com uma equipe multidisciplinar, e precisa ter o diploma da profissão! Uma boa podóloga é aquela que sempre está renovando seus conhecimentos e deixa tudo muito claro a paciente do problema que ela apresenta e quais são as formas de tratar corretamente. Algumas diferenças:

Créditos da Imagem: Cristiane Silveira


















Essas são apenas algumas diferenças, existem muito mais que você só pode comprovar indo a cada uma das profissionais.

Eu como manicure e pedicure, não desencravo unhas, não receito remédios para micoses, nem receitinhas caseiras. simplesmente cuido da beleza das mãos e pés das minhas lindezas. A grande maioria das podólogas começaram como manicure e foram se especializar, no meu caso eu não me daria muiito bem nessa área, pois não sou fã de abrir unhas rsrsrs prefiro ficar somente com o embelezamento!

Então meninas fiquem de olho quando forem escolher suas profissionais e jamais em hipótese nenhuma deixe uma manicure/pedicure desencravar sua unha, isso só pode piorar a situação e você ter que passar por um procedimento de retirada da unha (nada legal, e se estiver inflamado tem que ser sem anestesia, já que ela não pega em tecido inflamado rá)

Post para deixar com medo? NÃO, post para informar corretamente qual é o serviço de cada profissional. Manicures e Podólogas trabalhando juntas: LINDEZAS FELIZES COM MÃOS E PÉS BONITOS E SAUDÁVEIS!!!

Bjinhoooos

Você pode gostar também

7 comentários

  1. Amigaaaaaa!!! Não poderia ter postagem mais perfeita. Gostaria até mesmo de solicitar uma cópia (te dando os créditos é óbvio) para postar no meu blog. O que me pedem no salão pra desencravar unhas não tá escrito viu! E qdo respondo que não faço esse tipo de serviço já me torcem a cara! Parabéns pelo post e aguardo seu retorno autorizando a publicação lá no blog! Bjks ♥

    www.esmaltandoguaruja.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindeza!!! Comigo tambem acontece isso e muito! E claro que pode usar o post sim! Esse tipo de informação quanto mais divulgada melhor né?

      Bjinhosssssss!!!!!

      Excluir
  2. Aaahhhh, e já te seguindo pelo Blog, Twitter e Fanpage ;-)

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? te tagueei lá no blog, da uma passadinha lá p responder vaii hehe

    http://momentwomenmakes.blogspot.com.br/2012/09/tag-premio-liebster.html


    Adorei o post, muito bom saber dessas coisas neh!


    Beeijos
    Jenifer Maia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! é sempre bom saber mesmo!!! tooo passando lá pra ver!!!!

      Bjinhossss

      Excluir
  4. Somos importadores dos produtos de podologia AKILEINE ( www.akileine.com ) , lideres absolutos em farmácias na França e utilizados por podólogos de mais de 60 paises, produtos sendo lançados agora no Brasil.

    TEMOS INFORMAÇÕES TÉCNICAS PERTINENTES DISPONÍVEIS PARA A SUA AVALIAÇÃO.

    Caso haja interesse, favor mandar um e-mail para jacques@asepta.com.br .
    Atenciosamente,
    Glanz ltda.
    Jacques Golczewski

    ResponderExcluir
  5. Eu me recuso a dar aquela cutucadinha em unha encravada, mais muitas clientes não entendem isso, mesmo eu explicando os motivos. Prefiro perder a cliente do que dar aquela cutucadinha e piorar a situação. Na minha primeira aula da manicure aprendi que nos cuidamos da beleza dos pés e das mãos das clientes, casos de patologias é com podólogo.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Tem alguma coisa pra dizer? Comenta ai!!!

Google+

Newsletter

Formulário de contato