Bate-Papo Beauty Fair

Os 10 mandamentos das blogueiras

00:48Fafi - Beleza Sem Enrolação

Oláaaaa minhas lindezas!!!! Hoje não tem beleza aqui, mas tem um post para as blogueiras iniciantes se portarem lindamente diante das mais diversas situações que a #vidadeblogueira proporciona... Chega de cometer gafes, indelicadezas, e falta de simancol!! Bora láaaa



Resolvi fazer esse post após uma longa noite no instagram vendo os mais diversos comentários de novas blogueiras nas fotos de empresas e outros famosos, a vergonha alheia bateu forte, não vou dizer que nunca cometi nenhum desses 10 mandamentos, sim, já e me arrependo profunda e amargamente de ter feito alguma dessas coisas no início do meu bloguinho amado.
Ser blogueira não é "receber produto de graça" entendam isso primeiramente, quando a empresa lhe envia um produtinho, ela quer algo em troca, seja post, vídeo... Ela quer que você dê sua opinião (sincera tá?) e claro, ela quer gerar propaganda do produto, e blogs dão um excelente retorno além se serem um ótimo "custo-benefício".
Eu digo que não é de graça por que: a empresa envia o produto, você testa, se monta na make, tira foto, faz vídeo, edita tudo, escreve textão sobre o produto e coloca no bloguinho, youtube, insta... Então tu trabalhou nisso durante 1, 2 ou até 3 dias nisso, seu trabalho em troca do produto, simples assim, uma parceria de troca, nada sai de graça.
E esse tipo de parceria de troca, é excelente para ambos os lados, para a blogueira, porque gera conteúdo para o blog, chama mais visitantes, mais ganhos com adsense e assim o blog cresce e é excelente para a empresa, pois ela tem um meio de divulgação do produto que custou somente o produto e o envio, e o retorno pode ser infinitamente maior.


Claro que não sou exemplo para falar, mas posso passar o que eu estou aprendendo. Meu bloguinho amado não é sucesso, eu não sou conhecida, e acho que ainda estou estacionada por pura culpa de "eu mesma". Eu deixei o blog largado por muitas vezes, isso não se faz!! Se você tem um blog e quer fazer dele seu ganha pão, seja responsável com ele (eu não fui!) seja fiel as leitoras, não as deixe sem saber das novidades. Manter um blog de beleza sem parcerias, com dinheiro contado para as novidades (isso quando dá para comprar) é difícil mas não impossível... (estou começando a absorver essas minhas próprias dicas e tentando melhorar a cada dia mais por aqui, mesmo com poucas novidades para resenhar).
Ser blogueira é passar sua verdade às suas leitoras, ser aquela amiga que conta uma super novidade, ser uma profissional ética com a empresa que lhe contratou ou enviou o produto, e acima de tudo ser blogueira é querer levar a todas e todos o melhor do conteúdo de beleza!


Vamos lá ao que realmente interessa... Os 10 mandamentos de uma boa blogueira!

1."Não mentirás sobre produtos em resenhas"



Já vi muito disso, a blogueirinha linda recebe o produto, testa, o produto é uma bosta, mas ela insiste em dizer que é excelente somente para manter a parceria.

2."Não fará publicidade sem sinalização correta"


Imagem: www.penteadeiraamarela.com.br
Já aconteceu muito disso, na época do blog "Shame on you, blogueira" Muitas tops blogs foram pegas na marmota de dizer que era resenha e no fim nem tinham tocado no produto, sempre que receber $$$ da empresa, ou qualquer outro acordo que seja publicitário, sinalize como publi.

3."Não farás propostas de parcerias por comentários em redes sociais"



O vergonha alheia disso (já fiz isso!) Seja discreta quando for propor uma parceria... Sempre que você se interessar por determinada marca ou quiser tentar todas possíveis (já fiz isso!) para ver qual aceita uma parceria, seja de publicidade ou troca, faça isso por e-mail, e não envie em massa (já fiz isso!), envie cada e-mail separadamente, o texto pode ser o mesmo, mas envie um de cada vez e sempre anexe o seu mídia kit. Nos comentários de redes sociais, no máximo peça o e-mail do setor responsável pela comunicação com blogs, e outros assuntos não profissionais. Não se esqueça de ter sempre o mídia kit do seu blog atualizado!

4. "Não te farás de coitada para tentar conseguir qualquer benefício"

Nada mais deprimente que aquelas que fazem textão dizendo das dificuldades da vida, que só porque você não tem 1000k de seguidores as empresas não te notam e blá blá blá. Entenda que as empresas (nem todas) visam números sim, mas algumas ainda querem também um conteúdo de qualidade, um post sem erros gramaticais, com textos interessantes e expressos de forma simples e divertida de se ler. Não adianta ter só números.. eles ajudam claro, mas tudo isso depende do seu esforço e dedicação... Já vi blog famosão com post de uma foto só do produto e na embalagem ainda (a fofa nem se deu ao trabalho de testar) e blogueira master famosa errando o nome da marca no publi. Números não são tudo, mas ajudam muito (repetindo para memorizar)

5. "Em feiras e eventos jamais utilizarás a pergunta "Tem brinde ou press-kit?"



Esse mandamento é crucial para a coleguinha não queimar as outras coleguinhas... Quando tu for a uma feira, em uma visita a um stand de qualquer marca, jamais chegue pedindo brinde ou press-kit, primeiro se apresente, entregue o cartão de visita do seu blog e diga que gostaria de conhecer os lançamentos da marca. Ultimamente as empresas tem reservado um espaço especial para as influenciadoras digitais, e alguns se marca horário antecipadamente. Caso não tenha, com certeza virá alguém conversar com você e mostrar as novidades, e SE CASO a empresa quiser ela vai te ceder um "kit resenha" ou press-kit, ou brindes no final da apresentação, caso ela não entregue NÃO PEÇA! Ás vezes as empresas separam um número X de produtos que serão cedidos somente a quem estiver cadastrado como "imprensa" e em outros casos nem levam produtos a feira por causa de questões de armazenamento, em alguns desses casos a empresa envia após o evento os produtos ou entra em contato com a blogueira para uma parceria. Não tem choro, não ganhou nada, agradeça, deixe seu contato e vá ser feliz batendo mais perna.

6. "Jamais estenderá o convite a algum evento que você foi convidada e sua amiga blogueira não"



Algumas empresas selecionam um certo número de blogueiras para eventos fechados de lançamentos, eles analisam o seu blog e por ter um conteúdo legal, te enviam um convite para uma super balada de lançamento de alguma coisa. Aí sua amiga que também é blogueira mas está com o blog sem atualizar ou só posta baboseira, fica de mimimi por que não foi convidada, você (claro poxa, é sua amiga!) manda um e-mail para assessoria de imprensa pedindo mais um convite, ou passa o contato para a sua amiga pedir o convite dela. Não faça isso, se a empresa não a chamou é porque ela não atende os quesitos que a empresa busca no momento, e digo o mesmo caso ocorra ao contrário! Se por acaso, no seu convite puder levar um convidado e você quiser levar sua amiga blogueira, leve, mas peça a ela para ser somente uma acompanhante, sem noticiar nada no blog dela, pois a pessoa que a empresa chamou para cobrir o evento foi você e não ela!

7. "Se tiveres um blog em conjunto com alguém não peça as coisas iguais para as duas, ou três, ou quatro..."

Quando temos um blog em conjunto com alguém, pode ser dupla, trio, quarteto ou até um time de futebol, as empresas cedem geralmente somente 1 press-kit por blog, então se contenha! Uma boa é cada uma tomar conta de um tipo de assunto no blog, e assim os press-kits são divididos de forma justa, ninguém sai perdendo, todas geram conteúdo e empresa nenhuma vai deixar de querer vocês como parceiras por ter uma exigência idiota de "tem que ser igual para todas" (acredite isso existe!!!)

8. "Não mentirás sobre o teu dia-a-dia afim de fazer tua vida mais interessante aos seus leitores"



Eu não lembro onde li uma vez a história por detrás da vida cor-de-rosa de uma blogueira, onde nas redes sociais ela passava uma imagem de felicidade, status, e tudo de mais lindo que a #vidadeblogueira proporciona, mas na realidade não tinha amigas, morava sozinha em uma kitnet alugada e vivia de aparências, chegando ao ponto de comprar roupas de grife, usar para tirar fotos e devolver no dia seguinte e pegar o dinheiro de volta. Não ostente o que você não tem, não mostre o que você não é... As pessoas se encantam sim pelo "charme dessa vida" mas a grande maioria das blogueiras famosas de hoje não nasceram em berço de ouro como outras, e elas conquistaram a internet sendo somente elas mesmas! Então não force algo que você não é, uma hora a casa cai e tua vida cor-de-rosa das redes sociais vira o inferno na terra.

9. "Não irás te expor mais do que o necessário"



Tem influenciadoras digitais que só faltam postar o momento do Nº2 no banheiro no stories do insta! Gente, calma... Claro que para algumas a vida delas é se mostrar nos vídeos e post´s, mas até elas tem seus momentos reservados, expor muito a sua vida, especialmente a sua vida pessoal (amores, família, saúde, essas coisinhas só nossas) tem que ser feita com cautela... Depois quando ficar famosa não reclama que não tem privacidade nem na porta da sua casa, se foi tu mesma que deu o endereço da tua casa no vídeo "tour pela minha casa" que tu postou quando tinha somente seus pais inscritos no seu canal. Tenha cautela, sempre!

10. "Te manterás sempre com a mesma essência de vida de quando tu fizeste teu blog"



A mais importante minhas lindezas e colegas de blogsfera, jamais deixe de ser você mesma... se você conseguir ser famosa por causa do teu jeito "porra louca" ou por causa do TOC que você tem de piscar para a câmera depois de mostrar um produto, mantenha isso, não te vendas á empresas que querem somente crescer em cima de ti, o correto é você crescer junto com a empresa certo! Não te vendas a contratos loucos com networks que visam somente o lucro deles, não te vendas a contratos publicitários que te tirem o que você tem de mais importante: sua verdade e sua real essência.


Claro que vou deixar aqui algumas considerações para as empresas também... Gente tem tanta blogueira, youtuber, com conteúdo maravilhoso, informativo, real que não tem o reconhecimento das empresas, número são importantes sim, mas o bom trabalho leva a isso! Já cansei de ver empresas fechando parcerias com blogueiras tops e nos posts as tapadas não abriam nem o produtos para testar, nem se davam ao trabalho de criar um texto próprio sobre o produto, um belo CTRLC + CTRLV do release enviado pela própria empresa. Façam o seguinte, se quiserem somente promover um produto, fechem o contrato com a famosa sem enviar o produto, ela vai divulgar da mesma forma, e envie o produto a uma blogueira pequena, e depois vejam o que as "reais clientes" acharam... Vocês conseguem o alcance com a publicidade da famosa e abrem uma nova porta para a pequena blogueira que vai fazer uma resenha toda no capricho para vocês! As pessoas vão ver a publicidade da famosa, e vão procurar a resenha, que encontrarão no blog pequeno, que pode vir a ser sensação da internet e ser um super parceiro da marca! ;)

Oxxiii que hoje rendeu aqui... Espero que gostem!!!

Bjinhooosssss

Você pode gostar também

0 comentários

Gostou? Não gostou? Tem alguma coisa pra dizer? Comenta ai!!!

Google+

Newsletter

Formulário de contato